Sala com variadas e as melhores plantas para ter em casa

Melhores Plantas Para Ter em Casa e Atrair Boa Energia

Trazer um toque de verde para dentro de casa não é apenas uma tendência de decoração, mas também uma forma de melhorar a nossa qualidade de vida. As plantas de interior ajudam a purificar o interior das nossas casas, permitem a conexão com a natureza, trazem benefícios para a saúde, e, claro, embelezam qualquer ambiente.

Neste artigo, apresentamos algumas opções das melhores plantas para ter em casa e ajudamos-te a escolher a planta ideal para o teu espaço.

 

Melhores Plantas para Ter em Casa: O Nosso Top 10

As plantas de interior trazem vida e beleza para qualquer ambiente, para além de oferecerem diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. Elas purificam o ar que respiramos, equilibram a humidade do ambiente e contribuem para a criação de espaços mais relaxantes e harmoniosos.

De acordo com alguns estudos, o contacto com elementos naturais promove o relaxamento e a redução do stress, aumenta a sensação de bem-estar, promove a concentração e a melhoria do humor, entre uma panóplia de outros benefícios físicos e mentais.

Para além destes, e segundo o Feng Shui, a presença de plantas em casa também atrai energias positivas e promove o equilíbrio energético de todo o ambiente, consequentemente, impactando a tua própria energia.

As sugestões que aqui apresentamos baseiam-se em características das plantas que as tornam ideias para ambientes internos. São plantas de interior fáceis de cuidar e que exigem pouca manutenção.

 

melhores plantas para ter em casa

 

1. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria)

É uma planta de fácil cuidado e uma das mais recomendadas pelo Feng Shui. Adequa-se bem tanto ao interior, como ao exterior, e aqui temos três opções: Sansevieria Zeylanica, Sansevieria Moonshine, Sansevieria Shark Fin e Sansevieria Laurentii, comummente apelidadas de Espada-de-São-Jorge, Espada-de-Santa Bárbara e Planta Barbatana-de-Tubarão.

A Espada-de-São-Jorge é uma planta suculenta conhecida pela sua resistência e beleza, e na sabedoria popular, por afastar energias negativas. As suas folhas rígidas e pontiagudas purificam o ar, removendo toxinas como benzeno, formaldeído e xileno. É considerada um símbolo de proteção e boa sorte em diversas culturas.

Cuidados: Gosta de média-pouca luz e de ambientes secos e de rega esporádica, apenas quando o solo estiver completamente seco. Prefere temperaturas amenas e não tolera encharcamento.

Curiosidade: A Sansevieria é uma planta noturna, ou seja, realiza a fotossíntese durante a noite.

Espada de São Jorge (Sansevieira)

 

2. Lírio-da-Paz (Spathiphyllum)

O Spathiphyllum, também conhecido como Lírio-da-Paz, é uma das mais procuradas plantas de interior, apreciada pela elegância das suas flores brancas e folhagem verde vibrante. De beleza natural e capacidade de purificar o ar, esta planta traz uma sensação de calma e serenidade a qualquer ambiente interno.  

Cuidados: Prefere locais com sombra parcial ou luz indireta. Gosta de média-pouca luz e de ambientes tropicais. Exige regas regulares e é transparente sempre que precisa de rega (as suas folhas baixam).

Curiosidade: O Lírio-da-Paz é considerado um símbolo de paz e pureza.

Lírio-da-Paz (Spathiphyllum)

 

3. Monstera (Monstera deliciosa & Monstera adansonii)

A Monstera deliciosa, comummente conhecida como costela-de-adão, é uma planta tropical com folhas grandes e perfuradas, que adiciona um toque exótico a qualquer ambiente. É uma escolha segura pela sua versatilidade (é uma das poucas plantas de interior que precisa de pouca luz), assim como pelos seus diferentes formatos e tamanhos.

Cuidados: Gosta de média-pouca luz e de muita humidade (podes dar-lhe banho). Aprecia temperaturas quentes e regas regulares, mas deve evitar-se encharcar o solo.

Curiosidade: Os frutos da Monstera deliciosa são comestíveis, mas as outras partes da planta causam irritação na mucosa se mastigadas ou ingeridas.

Monstera deliciosa

 

A Monstera adansonii é uma trepadeira popular pelas suas folhas perfuradas e aparência exótica. São menores e mais delicadas que a Monstera deliciosa, com fendas e buracos que se desenvolvem à medida que a planta cresce. É uma planta de crescimento rápido que pode ser cultivada em vasos suspensos ou em suportes para trepar.

Cuidados: Gosta de média-pouca luz e de muita humidade (podes dar-lhe banho).

Curiosidades: A Monstera adansonii é nativa da América Central e do Sul e é frequentemente confundida com a Monstera deliciosa.

Monstera adansonii

 

4. Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)

A Zamioculcas é conhecida pela sua resistência excecional, sendo capaz de sobreviver em condições adversas, como pouca luz e regas irregulares. É a escolha ideal para aqueles que desejam uma planta de interior de baixa manutenção. Também se adapta muito bem ao exterior.

Cuidados: Tolera baixa luminosidade e rega esporádica. Prefere temperaturas amenas e não tolera o encharcamento do solo.

Curiosidade: A Zamioculcas é considerada uma planta da sorte em algumas culturas.

Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)

 

5. Suculentas

As Suculentas são plantas versáteis que assumem diversas formas e cores. São ideais para quem procura uma opção de baixa manutenção e que se adapta a diferentes ambientes. Algumas espécies, como o Echeveria, são capazes de remover benzeno do ar.

Cuidados: Requerem pouca água e boa drenagem do solo e preferem locais ensolarados.

Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)

 

6. Aloe Vera

A Aloe Vera é conhecida pelas suas propriedades medicinais e benefícios para a pele. As suas folhas suculentas e carnudas contêm um gel rico em nutrientes e compostos ativos, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Este gel é amplamente utilizado para acalmar queimaduras solares, hidratar a pele, aliviar irritações e promover a regeneração celular. Purifica o ar e melhora a qualidade do ambiente interno.

Cuidados: Como uma planta que se adapta a diferentes ambientes, a maior preocupação que deves ter é com a rega - deixa o solo secar totalmente entre regas.

Aloe Vera

 

7. Ficus Lyrata

A Ficus Lyrata é a planta de interior mais desejada do momento em design de interiores. Conhecida como Fiddle-Leaf Fig, é uma verdadeira plant-statement, deslumbrante e imponente, conhecida pelas suas folhas grandes e em forma de couve. Com presença marcante e elegância natural, destaca-se em qualquer ambiente.

Cuidados: É uma planta que exige pouca luz, é flexível, versátil e resistente, adequada para diferentes níveis de experiência.

Ficus Lyrata

 

8. Samambaia (Tracheophyta)

A Samambaia é uma espécie de planta feto nativa de Java, Guiné. É uma planta de interior que também se adapta ao exterior, e atribui um look criativo e urban jungle.

A Samambaia é uma planta clássica que traz frescor ao ambiente. Ela é capaz de aumentar a humidade do ar e remover xileno. Caso partilhes o teu espaço com animais, esta é uma planta pet-friendly.

Cuidados: A Samambaia é uma planta fácil de cuidar, gostando de se manter húmida e adaptando-se a pouca luz.

Samambaia (Tracheophyta)

 

9. Strelitzia (Strelitzia nicolae & Strelitzia reginae)

A Strelitzia nicolae, também conhecida como Estrelícia ou Bird of Paradise, é uma planta tropical nativa da África do Sul. As suas folhas grandes e coriáceas, semelhantes às da bananeira tornam-na uma planta muito ornamental, ideal para criar impacto visual e adicionar um toque tropical ao ambiente.

Cuidados: A Strelitzia nicolae é uma planta resistente e de longa duração, capaz de suportar diferentes condições climáticas e de se adaptar a diversos tipos de solo. Ainda assim, prefere locais ensolarados e temperaturas amenas. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica e as regas devem ser regulares, especialmente durante os períodos mais quentes.

Curiosidades: A Strelitzia nicolae é uma planta de crescimento lento, mas pode atingir vários metros de altura quando cultivada em condições ideais.

Strelitzia nicolae

 

A Strelitzia reginae também conhecida como Estrelícia da Madeira, é uma planta tropical surpreendente. Com folhas vibrantes e folhagem exótica, dá flor em formato de pássaro colorido. É uma escolha popular para criar impacto visual e adicionar um toque tropical ao ambiente.

Cuidados: A Strelitzia reginae é uma planta resistente e de longa duração, capaz de suportar diferentes condições climáticas e de se adaptar a diversos tipos de solo. Ainda assim, como qualquer planta, necessita de luz solar e humidade moderada.

Strelitzia reginae

 

10. Peperomia (Peperomia Obtusifolia)

A Peperomia obtusifolia é uma planta de interior compacta e viçosa, apreciada pelas suas folhas brilhantes e tonalidades variegata entre verdes e amarelos. Sendo segura para animais e uma planta de fácil cuidado, é uma escolha popular para apontamentos na decoração de interiores.

Cuidados: Exige regas moderadas e luz indireta brilhante.

Peperomia (Peperomia Obtusifolia)

 

 

Plantas Pet-friendly

Quando partilhas a casa com animais, e até crianças, é recomendável prestar algum cuidado extra na hora de escolher plantas. Aconselhamos uma pesquisa prévia por espécies não-tóxicas, um trabalho simplificado pela lista ASPCA.

Entre as plantas que recomendamos e que constam desta lista de plantas de interior seguras para pets, estão a Maranta (Maranta leuconeura fascinator & Maranta kerchoveana), a Bromélia, a Peperomia obtusifolia, a Palmeira Kentia (Howea forsteriana) e a Platycerium bifurcatum, também conhecida como samambaia elkhorn ou samambaia staghorn.

 

plantas pet-friendly

 

Critérios de Seleção de Plantas de Interior

De forma geral e sucinta, ao escolher uma planta para a tua casa, deves considerar alguns fatores. As plantas que aqui sugerimos são todas adaptáveis a ambientes internos, no entanto, quanto mais conhecimento tiveres sobre o mundo natural e as suas necessidades, melhor conseguirás manter as plantas no seu potencial máximo e, consequentemente usufruir dos seus benefícios.

 

Iluminação: Algumas plantas preferem luz direta, outras, indireta, e algumas toleram ambientes com pouca luz. Escolhe aquelas que se adaptam às condições da tua casa e até ao cómodo específico.

Tamanho: Avalia o espaço disponível para o crescimento da planta, inclusive o vaso onde a colocas. Este tem que permitir o crescimento da raiz. Algumas plantas podem ser adquiridas em diferentes tamanhos, o que te permite adequar ao cómodo e ao estilo de styling pretendido.

Rega: A frequência de rega varia de acordo com a espécie e o ambiente, no entanto, assim como qualquer ser vivo, as plantas precisam de água numa base regular. Certifica-te de que tens disponibilidade para prestar atenção às plantas e saciar a sua sede.

Humidade: Algumas plantas necessitam de maior humidade, como é o caso das samambaias – o que as torna perfeitas para decorar a casa de banho.

Toxicidade: Se tiveres animais de estimação ou crianças pequenas, dá preferência a plantas não tóxicas ou mantém aquelas que são tóxicas a uma altura de difícil acesso. Plantas suspensas são uma opção elegante.

 

melhores plantas de interior

 

Dicas Gerais de Cuidados com as Plantas

Queremos equipar-te com a toda a informação necessária para tratares bem das tuas plantas e fazê-las prosperar. A maioria das plantas de interior são muito fáceis de cuidar, mas deixamos-te aqui os cuidados básicos.

Rega: Rega as plantas de forma regular, evitando o encharcamento do solo. A frequência da rega varia de acordo com a espécie e o ambiente, mas uma dica valiosa está em regar apenas quando o solo estiver seco.

Iluminação: Posiciona as plantas em locais com a quantidade de luz adequada para cada espécie.

Adubação: Aduba as plantas regularmente, especialmente durante a primavera e o verão. Existem fertilizantes universais, ótimos para quem tem vários tipos de plantas, e fertilizantes específicos para cada tipo de planta.

Poda: Remove folhas secas e flores murchas para estimular o crescimento saudável da planta.

Transplante: Transplanta as plantas para vasos maiores sempre que necessário.

Controlo de pragas: Fica atento(a) a pragas que possam danificar as tuas plantas. Quando acontecer há uma série de procedimentos (que podes pesquisar) a levar a cabo para eliminar a praga e manter a planta saudável.

 

cuidados com as plantas de interior

 

Já Conheces a Curae?

As plantas de interior são uma excelente forma de trazer vida e energia para o teu lar. Ao escolher as melhores plantas para ter em casa e seguir as dicas de cuidados, poderás desfrutar de todos os benefícios que elas proporcionam.

Mas lembra-te, cada planta é única e requer cuidados específicos. Ao pesquisar sobre cada espécie, garantirás o crescimento saudável das plantas e uma deslumbrante decoração da tua casa.

Quanto a este aspeto, a procura por plantas para o design de interiores é uma tendência crescente que nos entusiasma muito.

Na Curae, somos amantes da Natureza e especialistas em plantas, e temos a missão de levar a natureza para o teu dia a dia.

Decoramos a tua casa e o teu jardim, oferecendo serviços de Plant Styling e Paisagismo.

Para nos conheceres melhor, convidamos-te a seguir as nossas redes sociais e a subscrever a nossa newsletter para conteúdos exclusivos sobre o mundo natural.

Voltar para o blogue