Já entraste num ambiente que imediatamente te fez sentir relaxado e em paz?
Talvez tenha sido o equilíbrio perfeito entre a luz natural, a disposição do mobiliário e a presença de plantas vibrantes.
No coração dessa harmonia pode estar o Feng Shui, uma antiga prática chinesa que harmoniza ambientes para promover o bem-estar e a prosperidade.
Neste artigo, exploramos o uso das plantas na decoração segundo os princípios do Feng Shui, por forma a proporcionar equilíbrio, saúde e prosperidade ao teu lar.
A importância das Plantas no Feng Shui
O conceito fundamental por trás do Feng Shui reside nos fluxos energéticos. Esta arte estuda a importância de um fluxo de energia fluido, suave e desimpedido dentro dos espaços que usamos no dia a dia.
A crença chinesa acredita que a energia destes espaços deve fluir livremente sem nunca ficar estagnada ou bloqueada, por forma a mantermos níveis de bem-estar e prosperidade nas nossas vidas.
Para tal, esta prática desenvolve a configuração consciente dos espaços para melhorar o fluxo de energia vital. O design e layout de toda a nossa casa deve seguir alguns princípios, aplicados tanto na decoração, como nos materiais usados, na disposição dos móveis, na organização e, muito importante, nas plantas.
Aqui, falaremos especificamente das plantas – por ser o nosso core – mas, se quiseres conhecer todos os seus princípios, aconselhamos-te a leitura dos conteúdos produzidos pela International Feng Shui Guild ou pela Feng Shui Society.
As plantas, para além de contribuírem para a purificação e renovação da energia, são também um dos elementos capazes de promover a aproximação dos seres humanos e dos seus espaços, à natureza – outra das prioridades do Feng Shui.
Elementos provenientes do mundo natural, tais como, os cristais, as pedras, a luz solar, as fontes de água, a madeira natural, a livre circulação de ar, as plantas e as flores naturais, são preferenciais na decoração dos espaços.
Estes elementos aumentam o fluxo de energia positiva e purificam o ar, criando uma sensação de vitalidade e vivacidade.
O que é Feng Shui?
Para contextualizar, o Feng Shui é uma arte milenar de há cerca de 4.000 anos desenvolvida na Ásia, que estuda a análise da energia ou força viva que é emanada do céu para o meio ambiente e que é contida dentro dos imóveis.
O povo ancestral da Ásia estudou a forma como a energia na terra reflete o que se encontra nos Céus, e gravou em mapas a forma como o movimento dessa energia tem influência sobre a Humanidade.
Praticar o Feng Shui é harmonizar os nossos ambientes internos, “manipulando” as energias presentes – renovando-as, eliminando as ruins e estimulando as boas.
Através do conhecimento de como a energia vital flui pelo espaço circundante, é possível analisar excessos e estagnações dessa mesma energia e a sua interação com o campo energético dos seres humanos.
Depois de realizadas as correções necessárias, sejam a mudança da cor de uma parede, a reorganização do layout do espaço ou a colocação das plantas naturais em determinado local, dá-se um impacto positivo e substancial na condição energética da casa, o que conduz à melhoria de problemas emocionais, financeiros, profissionais e de saúde – a energia ao nosso redor afeta a nossa própria energia!
Feng Shui & Plantas na Prática
Plantas e flores são fontes de energia benéfica que trazem para os nossos espaços interiores as boas vibrações da natureza. Vamos perceber agora como aplicar o Feng shui na tua casa, no que às plantas concerne.
Segundo a técnica milenar chinesa, a escolha das plantas a incorporar no espaço é realizada através da análise das características das plantas, conforme a sua polaridade Yin (repouso) ou Yang (movimento), as suas formas e as suas cores, por forma a classificá-las num dos Cinco Elementos Chineses (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água).
Depois de entendermos a categoria de cada planta, podemos escolher aquelas que são favoráveis a cada ambiente. Para tal, também precisamos saber que elemento cada cómodo precisa para se equilibrar energeticamente.
Só um especialista poderá fazer esta análise à tua casa, mas não te preocupes, nós damos-te algumas dicas.
Escolher as Plantas Certas
Na análise das energias dentro de um imóvel, tem-se sempre como referência os Cinco Elementos, uma vez que estes têm a capacidade de ativar, reduzir ou controlar a energia presente nos imóveis.
Ao associar as plantas aos Cinco Elementos, com base no seu formato, cor e polaridade energética, podemos eleger aquelas que mais atendem aos nossos objetivos e às necessidades de cada ambiente.
Elemento Madeira
As plantas do Elemento Madeira crescem para cima, verticalmente, com uma única haste. A sua energia é Yang e algumas estão também associadas ao Elemento Fogo devido à sua forma pontiaguda, como é o caso da Espada de São Jorge. Estão ligadas à capacidade de ação e realização, favorecendo as áreas da prosperidade e da família.
Alguns exemplos de plantas enquadradas neste elemento são o Bambu (Bambusoídeas), a Espada de São Jorge (Dracaena trifasciata), a Palmeira (Arecaceae), a Ficus, o Eucalipto (Eucalyptus), a Lavanda (Lavandula), a Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia), o Sândalo (Santalum album) e o Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii).
Elemento Fogo
As principais características das plantas deste elemento são o formato triangular e pontiagudo, os espinhos e as cores quentes como vermelho, rosa, lilás, amarelo ou laranja. A sua energia é Yang e estimula a ação e a socialização, impulsiona e agiliza qualquer iniciativa e favorece a fama e as comemorações.
Alguns exemplos de plantas deste grupo são os Cactos (Cactaceae), as Roseiras (Rosa), o Jasmim (Jasminum), o Alecrim (Salvia rosmarinus), a Bromélia (Bromelia), a Helicónia (Heliconia), o Louro (Laurus nobilis), o Olíbano (Boswellia carterii) e todas as flores nas cores referidas.
Elemento Terra
Plantas deste elemento são baixas e de folhagem larga e as flores em tons terra, como o amarelo, castanho e bege. A sua energia predominante é Yin e confere firmeza e solidez ao ambiente, favorecendo assim as áreas do relacionamento e da espiritualidade. Promove o equilíbrio, a estabilidade, a cautela, a introspeção, ajuda a economizar dinheiro e adquirir bens.
Algumas das plantas que fazem parte deste grupo são o Salgueiro (Salix), o Pimenteiro (Capsicum annuum), a Margarida-amarela (Rudbeckia hirta), Crisântemo amarelo (Chrysanthemum) e o Manjericão (Ocimum basilicum).
Elemento Metal
Neste elemento, as plantas têm folhagem arredondada e pequena, e as flores são de cor branca. A sua energia é principalmente Yin, porém bem próxima ao equilíbrio dos opostos Yin e Yang. O Elemento Metal favorece a concentração e o planeamento, direciona a ação para alcançar metas e estimula o crescimento profissional.
Algumas das plantas que fazem parte deste grupo são as Suculentas, a Margarida (Leucanthemum vulgare), a Begónia branca (Begonia semperflorens), o Antúrio branco (Anthurium andraeanum), o Crisântemo branco (Chrysanthemum) e a Tulipa branca (Tulipa).
Elemento Água
As plantas do Elemento Água têm folhas onduladas, podem ter crescimento irregular e tendência para os seus ramos caírem. As flores azuis também fazem parte das suas características. A sua energia é primordialmente Yin e a principal característica do elemento água é a flexibilidade, a fluidez, a boa comunicação, sabedoria, inteligência e seriedade.
Algumas das plantas que fazem parte deste grupo são a Hera (Hedera), a Samambaia (Tracheophyta), a Hortênsia (Hydrangea macrophylla), a Avenca (Adiantum capillus-veneris), a Camomila (Matricaria chamomilla), as Orquídeas (Orchidaceae) e a Gardenia.
Por outro lado, também podes escolher as plantas de acordo com o espaço no qual queres inseri-las. Poderá ser mais fácil, inclusive.
Feng Shui na Cozinha
A cozinha é vista, frequentemente, como o coração da casa, onde a família se junta para preparar e, muitas vezes, partilhar refeições. Devido a esta atmosfera de fartura e partilha, a cozinha simboliza a abundância.
Para incorporar os princípios do Feng shui neste ambiente, deve incorporar-se plantas que atraem prosperidade e os bons relacionamentos (Elemento Madeira). É o caso da planta comumente conhecida como Dinheiro-em-pencas (Callisia repens), e também a Romãzeira (Punica granatum), a Samambaia (Tracheophyta), o Bambu (Bambusoideae), a Zamioculca e os Antúrios (Anthurium).
Adotar uma pequena horta com ervas aromáticas também pode ser benéfico para o equilíbrio da energia deste espaço.
Feng Shui na Sala
A sala é, normalmente, o local que recebe, acolhe e abraça as pessoas, sejam os moradores ou convidados. É aqui que acontecem conversas, celebrações, e convívio entre família, amigos e vizinhos.
A sala é um ambiente propício à convivência e, por isso promove uma grande circulação de energia, merecendo uma atenção especial.
As plantas para a sala devem ser, por um lado, protetoras, e por outro, de energia Yang, estimulando a socialização, agilizando iniciativas e impulsionando as comemorações (Elemento Fogo).
São bons exemplos, as Roseiras (Rosa), o Jasmim (Jasminum), o Alecrim (Salvia rosmarinus), a Bromélia (Bromelia), a Helicónia (Heliconia), e as flores de cores quentes como vermelho, rosa, lilás, amarelo ou laranja. A Espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata) é uma opção de planta protetora e pode ser colocada à entrada da sala ou à entrada da casa.
Feng Shui no Escritório
O escritório é o espaço dedicado à concretização da vida material. Requer foco e boas energias para o alcance da prosperidade. Este espaço da casa precisa de elementos naturais que estimulem a concentração, o planeamento e o crescimento profissional.
Estas plantas podem ser aquelas enumeradas no Elemento Metal: as Suculentas, a Margarida (Leucanthemum vulgare), a Begónia branca (Begonia semperflorens), o Antúrio branco (Anthurium andraeanum), o Crisântemo branco (Chrysanthemum) e a Tulipa branca (Tulipa).
Feng Shui na Casa de Banho
Sendo a água o elemento principal de uma casa de banho, é um ambiente que pede fluidez, organização, tranquilidade e seriedade.
No entanto, este é um ambiente que por si só tem tendência para acumular sujidade e energias pesadas e, por essa razão, pede especial atenção.
Para além de conter plantas, a casa de banho deve estar sempre limpa e livre de desorganização. Ter elementos como velas, luz natural ou luz amarela, é ótimo para trazer tranquilidade.
Quantos às plantas, podem ser incorporadas na casa de banho, aquelas que representam o Elemento Água: a Hera (Hedera), a Samambaia (Tracheophyta), a Hortênsia (Hydrangea macrophylla), a Avenca (Adiantum capillus-veneris), a Camomila (Matricaria chamomilla), as Orquídeas (Orchidaceae) e a Gardenia.
Feng Shui no Quarto
Segundo o Feng shui, as plantas para o quarto devem ser aquelas que ajudam a trazer a harmonia, o equilíbrio, a tranquilidade e o amor para o espaço, fomentando ainda, boas noites de sono (Elemento Terra).
As melhores plantas para ter no quarto são então: o Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii), o Bambu (Bambusoídeas), a Lavanda (Lavandula), e flores como o Jasmim (Jasminum) e a Violeta (Saintpaulia ionantha).
Cuidados com as Plantas
Para que as plantas estejam no seu potencial máximo para produzir energia vital, elas precisam estar bem cuidadas.
Aqui, o princípio é básico: cuidares das plantas como cuidas de ti. Elas precisam de rega regular e de luz natural. Podes limpar o pó das suas folhas, pulverizá-las com água (para além da rega), e conversar com elas (sim, nós pertencemos a esse grupo).
Algumas plantas preferem luz indireta, umas têm mais necessidade de água do que outras, e por isso convém dedicares algum tempo a conhecê-las.
Mantê-las bonitas e viçosas é essencial, para que elas possam cuidar da energia da tua casa e, consequentemente, da tua.
Já Conheces a Curae?
Amantes da Natureza e especialistas em plantas, a Curae tem a missão de levar a natureza para o nosso dia a dia.
Decoramos a tua casa e o teu jardim, oferecendo serviços de Plant Styling e Paisagismo.
Convidamos-te a seguir as nossas redes sociais e a subscrever a nossa newsletter para conteúdos exclusivos sobre o mundo natural.