Decoração com plantas estilo urban jungle

Decoração com Plantas: O que é o Plant Styling e como o aplicar na tua casa

Imagina um lar que transpira vida e energia, frescor e harmonia. Um refúgio verde que purifica o ar, acalma a mente e revigora a alma. Esta é a promessa da decoração com plantas, uma arte que supera a mera estética e se transforma num estilo de vida.

É no decorrer de eventos como as alterações climáticas e crises de saúde pública, que a decoração de interiores com plantas ganha nova vida e se torna cada vez mais popular.

Neste artigo falamos-te sobre o conceito subjacente e mostramos-te como decorar a tua casa com plantas.

 

 

Decoração com Plantas: O que é Plant Styling?

 

A decoração com plantas – aquilo a que os profissionais chamam de Plant Styling – é uma filosofia que celebra a simbiose entre o design de interiores e a botânica. Tem as suas raízes no conceito de Design Biofílico, o qual celebra a conexão dos seres humanos com a natureza, e discorre sobre os benefícios da sua integração no quotidiano das pessoas.

Através de técnicas criativas e conhecimento de plantas, faz-se a integração destes elementos naturais no interior da casa, contribuindo não só para a estética do ambiente, mas também para o bem-estar das pessoas que o utilizam.

A ciência comprova que as plantas purificam o ar, removendo toxinas e gases nocivos, reduzem o stress, a ansiedade e a pressão arterial, e aumentam a humidade do ar, o que é especialmente benéfico em ambientes secos.

Decoração com plantas estilo urban jungle

 

Princípios básicos do Plant Styling

Um dos primeiros princípios a ter em consideração na decoração com plantas de interior é a adequação das plantas ao espaço.

  • No quarto, podes apostar em plantas consideradas relaxantes, como a Lavanda (Lavandula) e a Sansevieria, para um ambiente tranquilo e propício ao sono.
  • Na cozinha, podes manter um pequeno jardim de ervas frescas, como o manjericão (Ocimum basilicum), a hortelã (Mentha spicata) e o alecrim (Salvia rosmarinus). Assim, para além de teres os temperos sempre à mão, terás também um ambiente bonito.
  • Na casa de banho, dá prioridade às plantas que apreciam a humidade. É o caso da Jiboia (Epipremnum pinnatum) e da Samambaia (Tracheophyta).
  • No escritório, impulsiona a produtividade e a criatividade com plantas purificadoras de ar, como o Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii) e a Palmeira Areca (Dypsis lutescens).
  • Na sala de estar, sendo um espaço, normalmente mais amplo, determina um ponto focal com uma planta de grande dimensão, como a Ficus Lyrata, e adiciona um toque de cor com orquídeas.

Um outro princípio do Plant Styling está diretamente relacionado à componente estética. Ao decorar com plantas, deve ter-se em consideração um estilo, por forma a adequar as plantas a incorporar no espaço e a respetiva quantidade.

O Plant Styling oferece uma paleta de estilos para todos os gostos:

 

🌿 Abraça o estilo minimalista e contemporâneo que prefere pequenos apontamentos verdes de plantas naturais.

 

🌿 Escolhe a exuberância tropical que evoca selvas misteriosas, mesmo no interior.

 

🌿 Explora a elegância escandinava com as suas linhas simples e plantas de folhas geométricas.

 

🌿 Mergulha na serenidade oriental com jardins interiores zen e bonsais milenares.

 

🌿 Abraça a vibração da estética boho chic com catos e suculentas.

 

Como decorar a casa com plantas?

Há muitas formas de decorar a casa com plantas, dependendo do teu objetivo. Podes querer uma decoração mais robusta e nesse caso precisares de um planeamento mais cuidado, ou preferires uma decoração mais simples, para o que te bastarão algumas plantas pequenas.

Independentemente do teu objetivo, há alguns passos cruciais. Antes de te aventurares, fica com este guia rápido para decorar com plantas naturais.

 

1. Escolher as plantas adequadas

Começa por avaliar a luminosidade do ambiente, por forma a escolheres plantas que se adequem. O teu estilo de vida também influencia esta escolha. De acordo com a tua disponibilidade para cuidar das plantas, opta por aquelas que possam não precisar de tantos cuidados.

Por fim, analisa outras características, como o tamanho, cor e textura (para fins estéticos), a necessidade de água e cuidados e, no caso de teres animais de estimação, a possibilidade de serem pet-friendly.

 

2. Criar composições harmoniosas

 

Sala de estar decorada com plantas altas e diversas plantas pequenas 

🪴 Combina diferentes tipos de plantas: Pendentes, arbustos, suculentas e flores, criam uma composição rica e dinâmica.

 

🪴 Varia os estilos e materiais dos vasos, ou harmoniza-os, para uma decoração mais clean.

 

🪴 Brinca com alturas e volumes, para dar vida ao ambiente.

 

🪴 Utiliza suportes como estantes, prateleiras e terrários para expores as tuas plantas, criando diferentes níveis e perspetivas visuais.

 

3. Cuidar e realizar manutenção

Naturalmente, e como um ser vivo que são, as plantas precisam de cuidados. Regar e podar deverá ser suficiente para a maioria das plantas, mas poderão haver outras que também precisam de adubos.

Aconselhamos que aprendas sobre a frequência ideal de rega de cada planta e as suas necessidades nutricionais, para então perceberes se precisam de adubos.

Mantém as suas folhas limpas, remove poeiras e insetos, e fala com as plantas (sim, nós pertencemos a esse grupo), para estimulares o seu crescimento. Também deves fazer a rotação das plantas, periodicamente, para que todas recebam a quantidade de luz ideal.

O melhor conselho? Fica atenta aos sinais que a planta vai dando. Folhas amareladas, caídas ou murchas podem indicar falta ou excesso de água, luz inadequada ou presença de pragas.

 

Inspira-te e põe mãos à obra

 

A decoração com plantas é uma arte que vai além da estética, e como a ciência explica, têm a capacidade de proporcionar bem-estar.

Para decorares a tua casa é fundamental escolheres as plantas que se adequam ao ambiente e estilo de vida que tens. Depois de mergulhares nesta ciência botânica, de escolheres o estilo que pretendes para a decoração, e as plantas a incorporar, podes procurar por inspiração em redes sociais ou blogs desta área.

Convidamos-te a conhecer o Instagram da Curae, onde encontrarás inspiração diária.

Também podes ver este post que sugere dicas práticas para conseguir um design de interiores biofílico.

Voltar para o blogue