Curae

Plantas, Design de Interiores e Arquitetura Paisagista

Tudo o que precisas saber sobre os serviços da Curae

 

A Curae existe para potenciar espaços através das plantas, desenhando projetos de interiores e arquitetura paisagista, únicos e personalizados. Aliamos a Biofilia ao Design e Arquitetura porque acreditamos que a Natureza é um elemento transformador. Os jardins – interiores ou exteriores - trazem vida enquanto cuidam de nós. Tornam-nos mais produtivos, felizes e saudáveis.

Somos o parceiro #1 em soluções de Plant Styling, aliando Design de Interiores & Arquitetura à Natureza.

Eis algumas dúvidas que frequentemente nos colocam, esclarecidas num só lugar.

 Jardim Exterior

O que é Plant Styling & Paisagismo?

O Plant Styling é uma abordagem de design de interiores que se concentra em incorporar plantas e elementos naturais nos espaços internos - sejam casas, escritórios, ambientes comerciais. O objetivo é criar ambientes atraentes, saudáveis e harmoniosos, considerando os benefícios da Biofilia que promete melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem uso destes espaços.

O mesmo princípio se aplica ao Paisagismo, mas desta, no que concerne a espaços exteriores. É o processo de planeamento, design e criação de ambientes ao ar livre, como jardins residenciais, parques, áreas de lazer e espaços públicos, com foco na estética, na funcionalidade e na integração harmoniosa com o meio ambiente.

 

Que tipos de projetos a Curae realiza?

Qualquer espaço, interior ou exterior que precise de reforçar a sua conexão com a Natureza! Uma casa que precise de elementos naturais na decoração; um escritório que precise de tornar o ambiente mais aconchegante para conforto dos colaboradores; um restaurante que pretenda tornar o ambiente mais apelativo ou reforçar o seu conceito de bem-estar; uma loja ou showroom que precise de aprimorar a estética do espaço – todos os ambientes têm em si uma oportunidade para contribuir para o nosso bem-estar. E, a criatividade da nossa equipa não tem limites.

 

Como funciona o processo de consultoria e design?

No primeiro contacto, vamos fazer-te algumas perguntas para perceber quais são as necessidades do ambiente e as tuas expectativas. Vamos querer saber, por exemplo, qual o número de espaços a transformar e a sua dimensão, perceber se são interiores ou exteriores, qual o principal desejo quanto à transformação do ambiente, inspiração e preferências quanto às plantas.

Para além disso, será importante indicares o budget que tens disponível para o projeto e eventuais prazos. Ao contrário de outros players no mercado, a Curae não orçamenta à partida a conceção do projeto e plano de trabalhos. Esta etapa do processo requer um grande esforço da nossa equipa – tempo, recursos e criatividade – pelo que só avançamos com um budget definido, para que possamos desenvolver o projeto em cima disso.

Se porventura tiveres um budget limitado, não será um problema – somos criativos e conseguimos fazer magia. Muitos dos nossos orçamentos podem ser dados com a tua partilha de fotografias e planta do espaço, sem necessidade de visita ao local.

Desta forma, e depois de recolhidas todas estas informações, a Curae elabora o projeto e orçamentação, seguindo-se a fase de execução, após a aprovação da tua parte.

 Paisagismo Curae

Quanto tempo leva para concluir um projeto de Plant Styling ou Paisagismo?

Dependerá das necessidades e tamanho do projeto, mas depois de realizado o planeamento e tendo uma comunicação fluída contigo, a equipa tem capacidade para dar resposta em 7 dias úteis. Podem, claro, existir constrangimentos de agenda, mas procuramos ser rápidos (é um ponto de diferenciação de que nos orgulhamos). Caso precises de um jardim “para ontem”, poderá ser aplicada uma taxa de urgência.

 

Quais são os custos envolvidos?

Para desenvolvermos um orçamento, vamos considerar, após o planeamento, o valor de todas as plantas e materiais (e.g. vasos, substrato, suportes), tempo de montagem, trabalhos de reconstrução no ambiente quando necessários (comum em jardins exteriores), deslocação, mão-de-obra e outras especificidades de cada projeto.

É impossível dar um valor médio, ou por m2. No entanto, convidamos-te a passear por espaços de decoração e analisar valores unitários (por exemplo, de vasos maiores). É irrealista pensar que uma planta grande com vaso vai custar menos do que 85€, ou que canteiros de 4 metros em exterior se transformam por 300€ (este valor pode representar, por exemplo, o valor gasto só em substrato). É muito importante que compreendas o valor dos materiais e também o fator tempo – plantas bem desenvolvidas levam dezenas de anos para atingir esse desenvolvimento (e sem imperfeições).

 

A Curae trabalha com materiais sustentáveis?

Enquanto representantes da Natureza e promotores do bem-estar, a preocupação com a sustentabilidade está presente no nosso ADN. A nossa linha de vasos – os quais vendemos e também utilizamos nos nossos projetos – é de barro, um material construído com recurso a terra e água, sem recurso a processos industriais. Isto não quer dizer que trabalhamos apenas com este material - temos acesso a todo o tipo de plantas de interior e de exterior, e a todo o tipo de vasos dos mais variados materiais, o que nos permite ir ao encontro das tuas preocupações e adaptar a diferentes gostos.

Para além disso, nas nossas formações, indicamos algumas boas-práticas para evitar desperdício na manutenção e cuidado das plantas e jardins.

vasos de barro da Curae

 

A Curae oferece manutenção contínua após a conclusão do projeto?

Se for do teu interesse, sim. Também existe a possibilidade de darmos formação sobre o cuidado das plantas e/ou jardim, para a pessoa que ficará encarregue da sua manutenção. No entanto, é parte da nossa missão capacitar para a autonomia. O nosso core é a criação, e muitas vezes recorremos a parceiros de jardinagem e manutenção para dar continuidade aos nossos projetos.

Damos, sempre que os nossos clientes nos pedem, orientações sobre como cuidar das plantas, e estamos disponíveis para dar formação.

Em outros casos, continuamos sempre por lá, tal como em projetos de plant renting nos quais somos responsáveis por, ao longo do tempo, ir trocando plantas do espaço do cliente (que continuam da nossa ownership).

 

Posso escolher as plantas e o design do meu projeto? E se depois de colocado mudar de ideias?

Receber os teus insights quanto a gostos pessoais e expectativas é, de facto, importante para a execução do projeto. Trabalharemos em conjunto para entregar o melhor que a Natureza tem para oferecer.

Existem projetos em que nos confiam a escolha das plantas e onde temos total autonomia (e.g. plant rentingdurante 1 ano), e outros em que acordamos de A a Z, todas as espécies.

O nosso método de pagamento é sempre de, pelo menos, 50% na adjudicação, uma vez que a oferta de plantas e materiais varia todas as semanas. Para garantirmos a oferta adjudicada, adiantamos com investimento do nosso lado.

Fazemos um esforço para fornecer informações precisas no nosso website e nas nossas propostas, e atualizamos continuamente a nossa curadoria com base no feedback dos clientes. Somos também embaixadores da ideia de que temos de abraçar as imperfeições das plantas (que naturalmente surgem ao longo do tempo) e que a solução não passa pela devolução ou substituição. Infelizmente, não aceitamos devoluções de plantas ou materiais previamente acordados.

 

A Curae atende apenas localmente?

A Curae está sediada em Alcântara, Lisboa, e atualmente atende sobretudo na Região de Lisboa no que diz respeito a projetos de jardins, mas não deixes de nos contactar se estiveres mais a Norte ou a Sul – tudo faremos para corresponder ou direcionar para outras soluções. Para a loja online, eventos pontuais, e presentes corporativos – outros dos nossos serviços - entregamos em todo o país.

 

Como posso agendar uma consultoria ou obter um orçamento?

Podes enviar-nos um e-mail para hello@curae.pt ou marcar um momento da nossa agenda para falares connosco em videochamada. Podes desde logo enviar-nos fotografias e plantas de que gostes, assim como a resposta a algumas perguntas que aqui te deixamos, por forma a encurtamos o processo neste primeiro contacto.

  1. Qual o número de espaços a transformar, quem os utiliza, e o principal desejo com esta transformação? (Podes anexar fotografias)
  2. Quais as zonas (interiores ou exteriores) e as respetivas medidas? (Podes anexar a planta do espaço)
  3. Quais as condições de luz de cada espaço (forte direta / forte indireta / média-pouca luz / sem luz natural)?
  4. Existem, atualmente, plantas no espaço? Fará parte do projeto reaproveitá-las? (se sim, por favor anexa fotografias)
  5. Preferências quanto a plantas de que mais gostas, e materiais e cores, para decoração
  6. Qual o budget definido para o projeto e deadline para execução

 

Estas são algumas das marcas que escolheram a Curae e a convidaram a participar do seu sucesso.

Curae clients 

 

Posto isto, e para saberes mais sobre o universo das plantas, do design de interiores e do paisagismo, deixamos-te algumas sugestões de leitura:

O que é o Design Biofílico e quais os seus benefícios

Como conseguir um Design de Interiores Biofílico

Como o Design Biofílico pode impulsionar a produtividade e o bem-estar

Estudos comprovam o impacto do tempo passado na natureza sobre a vida profissional

 

Voltar para o blogue