Home Staging - Clean living room with plants

A importância do Home Staging na valorização do teu imóvel

O mercado imobiliário é competitivo, e a primeira impressão é crucial para a venda de um imóvel. Uma habitação bem-apresentada, com um ambiente convidativo e harmonioso, tende a vender mais rapidamente e por um valor mais elevado.

Para que tal seja possível, nasce o conceito de Home Staging, a que nós juntamos o Plant Styling, duas técnicas que podem fazer toda a diferença na valorização do teu imóvel. Vamos entender. 

 

Home Staging: O que é e como funciona?

O Home Staging é uma técnica de marketing imobiliário que visa preparar um imóvel para venda, através de técnicas de decoração e organização que o tornam mais atrativo para potenciais compradores.

O objetivo é criar um ambiente neutro, despersonalizado e emocionalmente apelativo, que permita aos compradores visualizarem-se a viver no espaço.

A aplicação desta técnica não deve ser confundida com o design de interiores, tendo em conta que se trata do oposto – uma despersonalização do ambiente. E por que é que isto é vantajoso, perguntaste tu.

Pelo facto de que se tenciona gerar uma ligação emocional no potencial comprador. Se a habitação estiver desarrumada ou tiver fotografias, o comprador não conseguirá criar esta ligação. Vejamos como é possível fazê-lo.

Home Staging Sala de Estar

 

Como aplicar o Home Staging?

1. Limpar e organizar
2. Despersonalizar
3. Redecorar com cores neutras
4. Maximizar a disposição dos móveis
5. Apostar na luz natural
6. Preferir a simplicidade e o minimalismo
7. Aprimorar o ambiente exterior
8. Decorar com plantas

 

  1. Limpar e organizar 🧹

A primeira impressão é crucial, por isso é importante que o imóvel esteja impecavelmente limpo e organizado. Faz uma limpeza profunda em todas as divisões, incluindo armários, gavetas, paredes, azulejos e janelas. Organiza os móveis e posiciona os objetos de forma a criar um ambiente limpo e arejado.

  1. Despersonalizar 🎍

O objetivo do Home Staging é permitir que os potenciais compradores se imaginem a viver no imóvel. Por isso, é importante remover todos os objetos pessoais, como fotografias, quadros e bibelôs, proporcionando uma decoração neutra e impessoal.

  1. Redecorar com cores neutras 🎨

Cores neutras, como branco, bege e cinza, ampliam os espaços e criam um ambiente mais clean e elegante. Para além disso, a utilização de cores neutras aumenta a possibilidade de agradares a um maior número de potenciais compradores e traz uma sensação de calma. Podes utilizar cores vibrantes apenas em detalhes, como em almofadas, quadros ou vasos, mas ainda assim, é aconselhável que sejam tons terrosos.

Home Staging Sala de Estar
  1. Maximizar a disposição dos móveis 🛋️

Organiza os móveis de forma a criar um ambiente funcional e a maximizar a fluidez do espaço. Evita mobília demasiado grande ou em excesso para evitares a sensação de espaço pequeno ou apertado. Podes recorrer aos espelhos para proporcionar uma sensação de amplitude.

  1. Apostar na luz natural 🪟

Toda a gente gosta de luz natural e não há nada melhor que uma casa solarenga. Limpa as janelas e retira qualquer objeto que esteja a obstruir a luz. Mantém as cortinas e persianas abertas para deixar entrar a luz natural e utiliza iluminação artificial de cor amarela para criar um ambiente acolhedor à noite.

  1. Preferir simplicidade e minimalismo 🌟

Um ambiente minimalista permite que o potencial comprador visualize, mais facilmente, as alterações que deseja fazer. Evita o excesso de ornamentos e objetos decorativos e opta por aqueles simples e funcionais. Considerar obras de arte simples, é uma excelente opção.

Home Staging Sala de Estar
  1. Aprimorar o ambiente exterior 🏡

A primeira impressão do teu imóvel começa na entrada e termina no jardim exterior, sempre que este existir. Deves ter a preocupação de limpar as calçadas, cortar a relva e garantir que as plantas estão saudáveis. Qualquer objeto que não contribua para o conforto do espaço, a simplicidade requerida e a despersonalização, deve ser retirado.

  1. Decorar com plantas 🪴

As plantas podem ser utilizadas para dar vida e um pouco de cor ao ambiente de cores neutras. Coloca as plantas em locais estratégicos para realçar os pontos fortes do imóvel e dar vida aos espaços vazios.

 

Plant Styling: Decorar com plantas

No seguimento desta última técnica de Home Staging, gostaríamos de destacar esta arte de decoração com plantas, conhecida entre os especialistas como Plant Styling.

Sendo que o Home Staging objetiva a despersonalização do espaço, recorrer às plantas é a forma mais correta de decorar a casa. As plantas têm a capacidade de tornar o ambiente relaxante e acolhedor, e atribuem um toque de cor ao ambiente.

 

Como aplicar o Plant Styling para valorizar a decoração do imóvel?

  • Criar pontos focais: Plantas grandes e vistosas podem ser utilizadas para criar pontos de interesse num determinado cómodo.
  • Preencher espaços vazios: Plantas de diferentes tamanhos e formatos ajudam a preencher espaços vazios e dar mais vida ao ambiente.
  • Adicionar cor e textura: Decorar com plantas permite adicionar cor e textura à decoração do imóvel.
  • Melhorar a qualidade do ambiente: Devido à capacidade de purificar e remover toxinas do ar, incorporar as plantas no ambiente, vai melhorar a atmosfera, o que será percetível pelos potenciais compradores ao visitarem o imóvel.

 

Alguns exemplos de plantas para diferentes cómodos:

Sala de estar: Ficus, Monstera, Palmeira Kentia (Howea forsteriana), Strelitzia Nicolae.

Home Staging Sala de Estar

Cozinha: Ervas aromáticas, Suculentas, Orquídeas.

Home Staging Cozinha

Quarto: Lírios da Paz (Spathiphyllum), Lavanda (Lavandula), Zamioculcas, Eucaliptus.

Home Staging Quarto

Casa de banho: Antúrios (Anthutium), Bromélias (Bromeliaceae), Tillandsia, Samambaia (Nephrolepis exaltata), Giboias (Epipremnum aureum).

Home Staging Casa de Banho

 

Combinando Home Staging e Plant Styling

O Plant Styling é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada em conjunto com o Home Staging para criar um ambiente ainda mais atrativo para potenciais compradores.

As tendências atuais em decoração de interiores para o mercado imobiliário dão conta da utilização de materiais naturais, como a madeira, a pedra e os tecidos de algodão e linho; as cores neutras e tons pastel; o minimalismo e a funcionalidade; e as plantas como elemento decorativo.

Ao combinar estas duas técnicas, conseguirás:

  • Criar um ambiente natural, confortável e relaxante;
  • Potenciar a decoração, tornando o ambiente revigorante e aconchegante;
  • Melhorar a atmosfera do imóvel;
  • Destacar o imóvel da concorrência;
  • Aumentar o valor do imóvel.

 

Já conheces a Curae?

Tanto o Home Staging como o Plant Styling, podem significar um investimento, mas que fará toda a diferença no resultado.

Criando um ambiente mais atrativo para potenciais compradores, conseguirás um valor mais elevado pelo imóvel - considerando as melhorias realizadas -, e consequentemente, uma venda mais célere.

Consultar especialistas nestas áreas pode ser benéfico para o teu caso.

A Curae é especialista em Plant Styling e Garden Design, e pode ajudar-te, tanto a decorar a casa com plantas, como a aprimorar o jardim exterior. Vem conhecer os nossos serviços.

Voltar para o blogue