Biophilic Office Design

Como o Design Biofílico pode Impulsionar a Produtividade e o Bem-Estar no Ambiente de Trabalho

Explorar a relação entre as pessoas e os seus ambientes de trabalho é uma importante ferramenta para empresas que procuram resultados diferenciados.

 

A rápida urbanização do mundo moderno resultou em cidades que são caracterizadas por uma predominância de estruturas construídas pelo Homem. A ONU prevê que em 2030, 60% da população mundial viverá em ambientes urbanos - afastados dos elementos naturais. No entanto, a psicologia ambiental diz-nos que estar conectados com a natureza é uma função adaptativa que permite e ajuda na recuperação psicológica, sendo por isso, essencial ao desenvolvimento humano.


Com estas duas premissas, fica claro que é imprescindível considerar a conexão homem-natureza, satisfazendo a necessidade profunda e fundamental de estarmos conectados a ela. É no seguimento dessa consciência que se tem vindo a notar um aumento substancial do interesse pela biofilia – um conceito que descreve a preferência humana pelo ambiente natural ao invés do construído, e apresenta soluções para a incorporação desses elementos em ambientes urbanos.


É sabido que os espaços de convívio diários podem afetar diretamente a forma como as pessoas se sentem, se desempenham e interagem. Mas estaremos a fazer o suficiente?
O design biofílico vem apresentar soluções cujos efeitos vão muito além do aumento da satisfação do colaborador, representando, aliás, resultados organizacionais de vários níveis, incluindo bem-estar e produtividade.
Projetar espaços confortáveis, inspiradores e energizantes passou a ser imperativo no mundo contemporâneo e nós vamos revelar-te os principais efeitos da sua aplicação, na “saúde” da tua empresa.

 

Fundamentos da Biofilia

O design biofílico é uma resposta à necessidade humana de se conectar com a natureza e trabalha para (r)estabelecer esse contato no ambiente urbano construído pelo Homem. Fundamentalmente, é a teoria, ciência e prática de criar e adaptar construções inspiradas na natureza, com o objetivo de dar continuidade à conexão do indivíduo com os elementos naturais nos ambientes em que vivem e trabalham diariamente. Ambientes estes que, atualmente, ainda isolam as pessoas da experiência benéfica dos sistemas e processos naturais, seja pela desconsideração biofílica na arquitetura ou pela falta de tempo para imergir na natureza, a que a vivência contemporânea obriga.


De acordo com um estudo apresentado pela Human Spaces: O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho, 33% dos trabalhadores diz que o design do escritório afetaria a sua decisão de trabalhar numa empresa. Ora, considerando que, numa grande maioria das vezes, são os cenários naturais que as pessoas acham particularmente atrativos e esteticamente agradáveis, simulá-los no local de trabalho pode criar espaços imbuídos em experiências emocionais positivas e trazer resultados para o desempenho de funções.

Biophilic Office

Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho

Os elementos naturais mais desejados no local de trabalho são a luz natural, as plantas e flores, a vista para o mar ou lagos, e a presença de cores vibrantes. Apesar disto, a realidade mostra que 47% dos trabalhadores (a nível mundial) não dispõe de luz natural no local de trabalho e 58% não tem a presença de vegetação nestes espaços. Tendo em conta os impactos da biofilia, estes são valores alarmantes.

Para demonstrar o impacto do design biofílico no local de trabalho, os efeitos da conexão com a natureza podem ser destacados em três áreas: bem-estar do funcionário, produtividade e criatividade.

 

Bem-Estar 15%

A pesquisa já acima mencionada identificou um efeito positivo sobre os níveis de stress em relação à existência de conexões visíveis com a natureza. Na verdade, a perceção de bem-estar pode aumentar em 15% quando o trabalho é desenvolvido num ambiente que incorpora elementos naturais. Aqui, e de acordo com a ferramenta ASSET, bem-estar refere-se à combinação de felicidade, inspiração e entusiamo sentidos.

 

Produtividade 6%

Sentir-se bem, muitas vezes, equivale a ser capaz de produzir mais. Além da relação entre bem-estar e produtividade, existem evidências que relacionam a biofilia ao aumento de produtividade dos colaboradores de uma empresa. Estatísticas demonstram que colaboradores que trabalham em ambientes com elementos naturais, como luz solar e plantas, são 6% mais produtivos.

 

Criatividade 15%

A criatividade relaciona a capacidade de a pessoa agir, se comportar e de executar tarefas de forma criativa no contexto da sua função laboral. Os dados revelam que a criatividade do colaborador pode ser fortemente influenciada pelo meio que o rodeia. Verifica-se que aqueles que trabalham em ambientes que incorporam elementos naturais, vêm os níveis de criatividade subir em 15%, comparativamente com aqueles que trabalham em ambientes desprovidos de natureza.

Biophilic Office

 Quando concentramos a nossa atenção numa tarefa exigente, fatores no ambiente que nos perturbem podem levar à fadiga mental. No entanto, os ambientes de trabalho que incorporam a natureza, proporcionam um ambiente mais tranquilo permitindo uma atenção mais fácil, menos fatigante mentalmente e que podem, de fato, restaurar - ao invés de esgotar – a nossa capacidade mental.

Este ponto enfatiza o impacto da natureza na capacidade cognitiva, o que sugere que através da disponibilização de elementos naturais no local de trabalho, as empresas podem gerar níveis consistentes de desempenho profissional dos seus colaboradores.

 

As cidades estão aqui para ficar e o futuro da humanidade é indubitavelmente urbano

Mas, é preciso chamar à atenção dos agentes económicos para passarem a promover este contacto com a natureza, prosperando a saúde, não só dos colaboradores, mas também – e, consequentemente - do próprio negócio.

 

___
Na Curae, inspiramos empresários e designers, promovendo a adoção de uma nova abordagem nos seus espaços e projetos, através do Design Biofílico, que os tornem únicos e que, ao mesmo tempo, auxiliem as pessoas a prosperarem. Conversamos?
Voltar para o blogue