Jardim Tropical com Strelitzia nicolae e Howea forsteriana

Jardim Tropical: Um Estudo de Caso em Plant Styling

Damos-te as boas vindas a uma linda viagem pelo mundo do Plant Styling, que estás prestes a experienciar. Neste blog post vamos explorar três projetos inspiradores da nossa curadoria, onde o conceito de Jardim Tropical ganha vida através da magia do design paisagístico.

Prepara-te para te deixares encantar com a transformação destes espaços e descobrires como o Plant Styling pode elevar o teu jardim exterior a novos patamares de beleza e harmonia.

 

jardim tropical executado pela Curae

🎋 Jardim Tropical da Clara

 

O Cliente e o Desafio do Projeto

A Clara, uma alma cosmopolita com raízes em Buenos Aires e uma educação formativa em Roma. Quando nos contactou vivia em Berlim e planeava mudar-se para a sua nova casa em Lisboa, onde já acontecia uma obra integral.

Este espaço, antes inteiramente coberto de concreto, não espelhava a sua personalidade calorosa e profunda conexão com a natureza.

O logradouro possuía um terraço elevado de cerâmica adornado com azulejos xadrez preto e branco que a Clara queria substituir por relva natural em todo o pavimento.

A sul do jardim, havia uma pérgola com uma buganvília (Bougainvillea spectabilis) que cresceu exponencialmente e cujo crescimento gostaríamos de redirecionar por forma a trazer mais luz ao ambiente.

logradouro

Fotografia do logradouro da cliente antes da intervenção

 

As constantes viagens da Clara requeriam a instalação de um sistema de rega fiável para sua tranquilidade, um outro elemento a considerar na execução do projeto.

No que respeita às plantas, para além da buganvília (Bougainvillea spectabilis) existente, a Clara não sentia conexão com as outras espécies que habitavam os canteiros e arranjos de vasos.

Assim, no primeiro contacto com a Clara e após uma visita ao local, percebemos que havia necessidades a três níveis: hard-landscaping (estruturas do espaço), sistema de rega, aproveitamento de plantas existentes e novas plantações.

Assessment para execução Jardim Tropical 

Assesment do projeto realizado pela Curae

 

Fases do Projeto de Jardim Tropical

  1. Conversa Introdutória - A Clara partilhou a planta do espaço e fotografias, disse-nos quais eram as suas expectativas e discutimos algumas ideias.
  2. Visita Técnica - A Curae fez uma visita ao local para avaliar as necessidades.
  3. Proposta e Orçamento - Em colaboração com a designer Sofia Quintero Pomar, foi elaborado um render de todo o espaço para dar início à proposta de design pela Curae, e posterior orçamento.
  4. Execução de hard-landscaping - A Curae coordenou uma equipa parceira - composta pela Arquiteta Cristiana Almeida e a Autentifuturo - que fez alterações à infraestrutura.
  5. Montagem Plant Styling - A Curae executou o plant styling de acordo com o conceito de design previamente definido e aprovado pela Clara.

 

Conceito de Design

O Estilo e conceito do jardim é dos primeiros aspetos a serem definidos. Para este projeto o nosso Designer Paisagista definiu um jardim estilo tropical com um toque minimalista.

render de projeto paisagístico

Render do projeto elaborado pelo estúdio de arquitetura

 

A sua visão almejava transformar o logradouro desta casa num oásis tropical que refletisse a personalidade acolhedora e a conexão profunda da Clara com a natureza.

Através da inspiracional fusão de culturas que a Clara traz consigo, o design que se propõe procura dar nova vida às espécies existentes, adicionar outras e harmonizar elementos naturais com proatividade, criando assim, um refúgio verde no meio da cidade.

Moodboard para Jardim Tropical

 Moodboard do projeto de Plant Styling

 

Para a definição de todo o conceito levámos em consideração os elementos-chave do projeto, que integra relva natural, uma pérgola estrategicamente posicionada e uma seleção diversificada de folhagens tropicais para jardim, por forma a criar um ambiente exótico e sereno.

Com técnicas de paisagimo precisas, como a canalização da buganvília (Bougainvillea spectabilis) e a instalação de um sistema de rega eficiente, o espaço tornar-se-ia mais envolvente e sustentável para a vida cosmopolita da Clara.

 

Execução do Projeto

Para que possas perceber como é o processo de execução de um projeto de Plant Styling como este, deixamos-te os pontos cruciais:

  1. Executamos o hard-lanscaping, demolindo todo o pavimento existente e excluindo algumas das floreiras.
  2. Adicionámos relva para dar um ar mais natural.
  3. Reposicionamos a pérgola para o extremo oposto do jardim.
  4. Aproveitamos algumas das espécies que a Clara gostava, nomeadamente alecrins (Salvia rosmarinus) gardénias (Gardenia jasminoides) e buganvília (Bougainvillea Spectabilis).
  5. Canalizámos a buganvília (Bougainvillea Spectabilis) por uma nova estrutura metálica.
  6. Adicionámos novas espécies de acordo com as preferências da Clara: monsteras (Monstera deliciosa), eugénias (Eugenia myrtifolia) e hederas (Hedera helix).
  7. Adicionámos um compostor.
  8. Desenhámos e executámos o projeto de rega.

 

Este projeto, desde o contacto inicial da cliente, levou 5 meses para executar. No entanto, este tempo não reflete a capacidade de resposta da Curae, tendo em conta que, no caso, precisamos aguardar o término da obra para iniciarmos o trabalho.

A cliente entrou em contacto connosco durante o período das obras (e muito bem!). Esta é, na verdade, a melhor prática (quando se aplica), devido à necessidade de coordenação do projeto arquitetónico com o projeto de design. O plant styling precisou de dois dias para ser executado na totalidade.

 Logradouro jardim tropical em execução

Fotografia do logradouro em fase de execução 

Jardim tropical em logradouro

Fotografia do logradouro com o Plant Styling executado 

_________________________________________________

🌿 Jardim Tropical da Joana & Eduardo

 

O Cliente e o Desafio do Projeto

Os clientes são Joana e Eduardo, um casal jovem proprietário de um atelier de arquitetura. Chegou para eles o momento de idealizar e construir o seu projeto de sonho: a sua casa própria, num lugar calmo.

O casal tinha a intenção de criar um verdadeiro oásis ao redor da sua habitação e, por isso, entrou em contacto connosco quando as obras ainda decorriam.

Este contacto durante as obras foi realmente importante porque nos permitiu cocriar, e, mais importante, preparar o hard-landscaping para receber o jardim, ou seja, com as profundidades corretas, a irrigação correta, entre outros detalhes.

Conseguimos também pensar, desde o primeiro momento, em quais espécies melhor se adequavam aos diferentes recantos do jardim, e criar diferentes áreas funcionais consoante as necessidades e desejos do casal, nomeadamente:

  • Uma zona com aromáticas e hortícolas, pois a Joana adora cozinhar.
  • Um conceito de jardim tropical.
  • Espaço para duas árvores de fruto.
  • Uma zona com menor luz, como um pátio interior, cuja intenção é servir o próprio atelier do casal, e, por essa razão, deve ser um local inspirador.

Uma das ideias que também foi discutida, foi a possibilidade de todo o jardim estar interligado por caminhos com casca de pinheiro a circundar o concreto. Também se percebeu a necessidade de um sistema de rega automático.

 

zona de jardim exterior em fase de obras zona de jardim exterior em fase de obras

Fotografias do local em fase de obras

 

Conceito de Design

O estilo e conceito do jardim foi definido no início das discussões. De acordo com as preferências do casal, o nosso Designer Paisagista escolheu um jardim estilo tropical com um toque urban jungle.

O objetivo deste projeto pretendia transformar o jardim em diferentes áreas funcionais que atendessem às necessidades do casal, as quais incluíam uma zona de ervas aromáticas, um jardim tropical simples e um pátio interior que servisse o atelier do casal.

A interligação dos espaços por caminhos de casca de pinheiro e a instalação de um sistema de rega automático completariam a integração dos vários elementos.

Assessment jardim tropical exterior

 Assessment do projeto pela Curae

 

No que concerne aos elementos naturais, concetualizou-se uma variedade de espécies de plantas tropicais, árvores de fruto e ervas aromáticas, cuidadosamente selecionadas para cada área funcional.

Destacam-se as espécies strelitzias (Strelitzia nicolae), yuccas (Yucca spp.), kentias (Howea forsteriana) e philodendrons (Thaumatophyllum xanadu) para o jardim tropical, enquanto o limoeiro (Citrus limon) e as ervas aromáticas como alecrim (Salvia rosmarinus), tomilho (Thymus vulgaris), hortelã-pimenta (Mentha x piperita) e manjericão (Ocimum basilicum) adornam outras seções do jardim.

 A inclusão de jasmim (Jasminum officinale), vasos de plantas selecionadas e a integração de elementos de plant styling complementam o ambiente acolhedor. A execução eficiente, com orientações durante a fase de obra e comunicação ágil, garantiu a concretização da visão do casal.

moodboard projeto jardim tropical exterior

  Moodboard do projeto de Plant Styling

Fases do Projeto de Jardim Tropical

Este projeto decorreu de uma forma muito fluída. A Joana e o Eduardo agendaram a primeira reunião onde foram partilhadas plantas e imagens do projeto e onde se debateram ideias e primeiras orientações.

Depois disso, toda a comunicação foi acontecendo de forma muito ágil e transparente, e os últimos detalhes foram alinhados pelo Whatsapp.

 jardim tropical exterior em execução jardim tropical vertical

Fotografias do local com o Plant Styling em fase de execução

 

Agendámos a execução do plant styling que foi possível em apenas um dia. Um mês decorreu desde o primeiro contacto da Joana e do Eduardo, devido ao facto de precisarmos aguardar pelo término das obras para iniciarmos o plant styling.

jardim tropical exterior em execução  jardim tropical em execução

Fotografias do projeto de Plant Styling em fase final de execução

Execução do Projeto

Para perceberes a dinâmica deste projeto, a sua execução passou por:

  1. Fornecimento de orientações ainda em fase de obra.
  2. Pré-instalação de uma malha na parede ao fundo do pátio, sobre a qual plantámos jasmins (Jasminum officinale) - um elegante jardim vertical tropical.
  3. Construção de um jardim tropical, com o apoio do nosso parceiro Dream Gardens, composto por strelitzias (Strelitzia nicolae), yuccas (Yucca spp.), kentias (Howea forsteriana) e philodendrons (Thaumatophyllum xanadu).
  4. Plantação de um limoeiro (Citrus limon) num canteiro na frente da casa.
  5. Styling de aromáticas em que a Joana pôde escolher em função do que mais utiliza, nomeadamente, alecrim (Salvia rosmarinus), tomilho (Thymus vulgaris), hortelã-pimenta (Mentha x piperita) e manjericão (Ocimum basilicum).
  6. Styling de elementos como vasos de barro com diferentes formatos e vasos de cerâmica com duas plantas preferidas do casal.
  7. Montagem de sistema de rega gota a gota em todo o jardim.
  8. Aplicação da casca de pinheiro.

 

Deixámos ainda espaço para uma árvore de fruto que viria da quinta de família do casal - um elemento essencial e cheio de significado para compor o jardim da habitação.

canteiro aromáticas em jardim tropical  jardim vertical tropical exterior

 Fotografias do local com o Plant Styling executado

 

__________________________________________________________________________

🪴 Jardim Tropical do Frederico

 

O Cliente e o Desafio do Projeto

O Frederico é nosso cliente desde há alguns anos e desta vez quis surpreender a família trazendo mais vida verde à área exterior da sua moradia.

No espaço a transformar existiam já algumas plantas de espécies tropicais, assim como uma diversidade de vasos de barro de diferentes formatos. O objetivo essencial do Frederico era adicionar cor, trazendo um moodmarroquino para esta transformação.

Para refletir essa preferência, escolhemos substituir e adicionar vasos vidrados de diferentes cores, e aumentar o conjunto de plantas tropicais: strelitzias (Strelitzia nicolae), heras (hedera helix) e kentias (Howea forsteriana)

Aproveitámos também para dar um boost de energia a todas as verdinhas que já habitavam o espaço, renovando o seu substrato e colocando casca de pinheiro como acabamento.

 zona de piscina exterior antes do Plant Styling área de piscina exterior antes do Plant Styling

Fotografias do espaço a intervencionar, enviadas pelo cliente

 

Conceito de Design

O foco deste projeto está na revitalização da área exterior da moradia, por forma a conferir-lhe um ambiente exótico e acolhedor com influências marroquinas, tornando este jardim tropical pequeno, num espaço mais vivo e de cores vibrantes.

De acordo com o que já existia e a preferência pela influência marroquina, a renovação deste jardim assumiu o estilo tropical de influência marroquina.

A base da casa já contribuía muito bem para a execução deste estilo: com pavimento de mosaico terracota, treliças por onde canalizar as trepadeiras e vasos de barro.

Para complementar, escolhemos incluir vasos vidrados para afirmar a personalidade do jardim, e dar-lhe um novo estilo: tropical marroquino. 

Com a adição de vasos vidrados de cores variadas e uma cuidadosa seleção de espécies de plantas tropicais, pretendeu-se criar uma atmosfera calorosa e, ao mesmo tempo, revitalizante. A renovação do substrato das plantas e o acabamento com casca de pinheiro vieram realçar a energia e a beleza natural do ambiente.

 

moodboard jardim tropical

 Moodboard do projeto de Plant Styling

Fases de Execução do Projeto de Jardim Tropical

Este foi um projeto relâmpago graças à mente criativa e espírito aberto do Frederico. Como já era nosso cliente, contactou-nos por Whatsapp, onde trocámos várias ideias.

O Frederico partilhou connosco fotografias e expectativas para o espaço, debatemos opções de plantas e vasos de acordo com o budget e, por fim, alinhamos uma data para a execução.

Em apenas 5 dias, o jardim estava integralmente montado na sua casa.

Jardim tropical marroquino  Jardim tropical marroquino

Fotografias do local com o Plant Styling executado 

Dicas e Inspiração para Projetos de Plant Styling

Ao encerrarmos esta viagem pelos estudos de caso destes projetos de Plant Styling, fica evidente o impacto transformador que esta prática exerce sobre os espaços habitacionais.

Desde a criação de ambientes naturais revitalizantes até à promoção de uma atmosfera que promove o bem-estar, o Plant Styling revela-se como uma poderosa ferramenta para aprimorar a estética e a qualidade de vida nas nossas casas.

Para aqueles que consideram embarcar em projetos semelhantes, algumas dicas podem ser valiosas. Para começar, é crucial entenderes as tuas próprias necessidades e expectativas em relação ao espaço, bem como procurar a orientação de profissionais experientes em Design Paisagístico e Plant Styling.

Além disso, ao selecionar plantas e elementos de decoração, leva em consideração não apenas a estética, mas também as suas necessidades de manutenção e compatibilidade com o ambiente. Um profissional terá conhecimento sobre plantas que melhor te guiarão nesta escolha.

 

___

Se te sentes inspirado(a) a transformar a tua zona verde num oásis de beleza e tranquilidade, seja um jardim tropical ou de outro estilo, não hesites em contactar-nos. A nossa equipa está pronta para ouvir as tuas ideias, oferecer orientações personalizadas e transformar a tua visão em realidade.

Juntos, podemos criar um ambiente verde que encanta os sentidos e enriquece a tua vida diária.

Começa hoje o teu projeto de jardim tropical.

Voltar para o blogue