Paisagismo ou Jardinagem Curae

Paisagismo ou Jardinagem: Qual a Melhor Solução para Ti?

O jardim, seja interior ou exterior, é uma parte essencial de qualquer casa ou edifício, porquanto nos permite relaxar e desfrutar da natureza. A construção e manutenção dos espaços verdes depende, essencialmente, de duas áreas complementares, mas com funções distintas.

Por um lado, o Paisagismo desenvolve o design do espaço, conjugando todos os elementos do ambiente - infraestrutura, materiais e acabamentos, layout do espaço, existência de elementos verdes. Por outro, a Jardinagem é responsável pela manutenção dos elementos naturais que compõe o jardim.

Perceber a diferença entre ambas as áreas, vai ajudar-te a decidir qual o profissional que precisas contratar para promover a construção ou renovação do teu jardim. Numa das hipóteses, precisarás de ambos. Vamos perceber.

 

___

 📚 Neste Blog Post:

Diferença entre Paisagismo e Jardinagem

O que é o Paisagismo?

Quando contratar um Paisagista?

Quais as fases de um projeto de Paisagismo?

O que é a Jardinagem?

Quando contratar um Jardineiro?

Paisagismo e Jardinagem: qual a melhor solução para ti?

Projetos Paisagísticos com a Curae

___ 

 

Diferença entre Paisagismo e Jardinagem

À primeira vista, o Paisagismo e a Jardinagem parecem sinónimos, mas não o são. Na verdade, podem ser áreas complementares e trabalharem em conjunto na construção ou renovação de um jardim.

Numa diferenciação simples, percebe-se que a distinção entre estas áreas está na concentração dos seus esforços, na prossecução do mesmo objetivo.

🌿 O Paisagismo concentra-se no design e criação de espaços verdes, num processo criativo que envolve o planeamento e a execução do jardim. Desenvolvendo uma análise da interação do utilizador com o espaço, e através da compreensão sobre botânica, solos e clima, o Paisagista concetualiza áreas verdes a partir da arquitetura envolvente.

 

Garden Design

 

👨‍🌾 Por sua vez, a Jardinagem vem completar o Paisagismo, para que a “obra de arte” mantenha a sua beleza com o passar do tempo. Esta área foca os seus esforços no cultivo e manutenção de plantas e elementos verdes. 

 

Jardineiro

 

🌿 Paisagismo

 

🌿 O que é Paisagismo?

O Paisagismo (podendo ser desenvolvido por Garden Designers ou Arquitetos Paisagistas) é a arte e ciência de projetar e construir jardins exteriores (e interiores também, em casos específicos). Um Paisagista é um profissional qualificado que utiliza as suas habilidades criativas e conhecimentos técnicos para criar ambientes harmoniosos e funcionais. Um projeto paisagístico pode incluir:

  • Vegetação: As plantas são o elemento mais importante do Paisagismo. Elas podem ser utilizadas para criar sombra, privacidade, beleza e funcionalidade;
  • Água: A água é o elemento preferido para adicionar interesse e movimento a um espaço verde;
  • Estruturas: As estruturas, como muros, caminhos e piscinas, podem ser utilizadas para dividir o espaço, criar caminhos e adicionar funcionalidade;
  • Materiais: Os materiais, como pedra, madeira e concreto, podem ser utilizados para criar textura, cor e interesse visual.
Paisagismo residencial - área exterior com piscina rodeada de plantas

 

Desta forma, o Paisagismo envolve uma variedade de disciplinas, onde se inclui:

  • Arquitetura: O Paisagista tem uma compreensão básica de princípios arquitetónicos, como proporção, escala e alinhamento;
  • Engenharia: O profissional está familiarizado com as técnicas de engenharia necessárias para construir estruturas exteriores, como muros, caminhos e piscinas;
  • Botânica: Conhecimento profundo sobre plantas e como cultivá-las;
  • Horticultura: O Paisagista sabe como projetar e manter jardins. 

 

O Paisagismo é uma arte que envolve o design e criação de espaços verdes. Ao elaborar um projeto paisagístico, o profissional desta área entende que se trata de um processo de comunicação entre o jardim e os seus utilizadores. E, assim como todas as artes, o Paisagismo busca a harmonia.

Garden Design Sketch

 

O jardim obedece a leis que lhe são próprias, como a forma, a cor, a dimensão e o ritmo, juntamente com outras inerentes a qualquer expressão artística. No entanto, diferentes características são igualmente importantes, como é o caso da temporalidade e da dinâmica dos seres vivos.

Nesta forma de arte, a comunicação visual de um jardim depende da própria natureza. A luz do sol, as nuvens, a chuva, as horas do dia, o luar e outros fatores ambientais influenciam a perceção do jardim.

O design paisagístico é um processo criativo que envolve o uso de princípios de composição, como proporção, escala, equilíbrio e harmonia, mas também de conhecimento sobre o mundo natural.

Saber como fazer jardins exteriores deslumbrantes exige criatividade e técnica, e ninguém o executará melhor que um Paisagista qualificado.

 

Contratar arquiteto paisagista

🌿 Quando contratar um Paisagista?

Se estás a planear um projeto significativo, é importante contratar um profissional qualificado. Um Paisagista ajudar-te-á a:

  • Criar um design que atenda às tuas necessidades e limitações do espaço;
  • Escolher as plantas e materiais certos para o clima, condições do solo e conceito do ambiente;
  • Coordenar a execução do projeto.

 

Para te ajudar a decidir, eis os sinais de que precisas de um projeto paisagístico:

  • Não consideras o teu jardim atrativo;
  • A área a transformar é grande ou complexa e tens dificuldade em criar um ambiente bonito;
  • Pretendes criar um espaço exterior com um design específico;
  • Precisas de ajuda para escolher as plantas e materiais certos para dar vida ao teu jardim.

 

🌿 Quais as fases de um projeto Paisagístico?

Fica a saber desde já que um projeto de Paisagismo inclui, geralmente, as seguintes fases:

1️⃣ Diagnóstico: O Paisagista visita o teu espaço e recolhe informações sobre as tuas expectativas, sobre o local, e o orçamento disponível. Um diagnóstico abrangente, avalia as características físicas do espaço, incluindo topografia do terreno, análise do solo e drenagem, identificação de plantas existentes, acessos e estruturas, e a articulação entre o jardim e a casa. Medições precisas e análises minuciosas também são conduzidas nesta fase, necessárias para a execução do design.

2️⃣ Orçamento: O profissional prepara um orçamento de acordo com o alinhamento da primeira fase, baseado nas tuas expectativas e orçamento disponível.

3️⃣  Definição do Conceito e Design do Projeto: Com o conhecimento do terreno em mãos, entra-se na fase criativa de definição do conceito. Aqui, o jardim é projetado como uma obra de arte em si, numa abordagem personalizada que reflete os teus gostos pessoais. Define-se o estilo do jardim e projeta-se o layout e design do espaço.

4️⃣ Escolha de Materiais e Plantas: Nesta fase a atenção volta-se para a seleção de plantas e dos materiais. Cada elemento verde é escolhido considerando não apenas a estética, mas também a adaptabilidade ao ambiente local. A seleção dos materiais pode incluir pavimentos, estruturas, vasos, e devem ser selecionados com uma visão de longo prazo, priorizando durabilidade e harmonia com o design global do jardim.

5️⃣ Montagem: o(s) Dia(s) em que a magia acontece

Projeto de Paisagismo Curae

 

  

👨‍🌾 Jardinagem

 
👨‍🌾 O que é Jardinagem?

A Jardinagem é o conjunto de atividades práticas de cultivo e manutenção de plantas. Um Jardineiro é o profissional qualificado que possui o conhecimento e as habilidades necessárias para cuidar de plantas e mantê-las saudáveis.

As qualificações de um Jardineiro incluem:

  • Identificação das principais espécies de plantas de jardim, de acordo com as suas características e funções vitais;
  • Conhecimento das condições do solo e clima como fatores naturais de produção;
  • Execução de diferentes técnicas de poda e adubação de jardins;
  • Melhores práticas de limpeza de jardins e lagos;
  • Instalação e manutenção de diferentes sistemas de rega e drenagem, tendo em conta as características da cultura e do solo;
  • Utilização de materiais e equipamentos de jardinagem;
  • Conhecimentos que permitam a manutenção e conservação do jardim e plantas, de forma a prolongar o seu tempo de vida útil.

 

Os jardineiros são profissionais que possuem um vasto conhecimento sobre botânica. Eles sabem como é que as plantas crescem e se desenvolvem, quais plantas escolher para cada tipo de clima e solo, como as plantar, regar, podar, e quais as melhores práticas no cuidado diário, para que cresçam saudáveis e bonitas.

 

Jardinagem Manutenção de Jardins

 

Estes profissionais também sabem como identificar e controlar pragas e doenças de plantas. Eles podem recomendar o melhor herbicida ou fungicida para cada situação, e sabem como aplicar esses produtos de forma segura e eficaz. 

No que respeita às atividades de Jardinagem, estas incluem:

  • Plantação: O jardineiro planta os elementos naturais no local correto e na época adequada.
  • Manutenção: Rega, poda, adubagem e proteção das plantas.
  • Controlo de pragas: O profissional utiliza técnicas de controlo de pragas naturais ou químicas para proteger todo o ambiente natural.
  • Colheita de frutas e legumes do jardim, quando assim se tratar.

 

👨‍🌾 Quando contratar um Jardineiro?

Se identificares alguma das seguintes situações, poderá ser altura para recorrer aos serviços de um Jardineiro:

✅ O jardim apresenta plantas mortas, ervas daninhas e lixo – O jardineiro irá ajudar-te a limpar e iniciar o processo de recuperação das plantas;

O ambiente exterior é grande e complexo e é difícil cuidar dele sozinho;

O jardim tem um design específico e exige manutenção regular;

O jardim enfrenta problemas como pragas, doenças ou plantas que não crescem como se esperaria – O Jardineiro irá diagnosticar o problema, fazer recomendações e iniciar o processo de recuperação;

Não tens tempo ou conhecimento que te permitam cuidar do jardim.

 Jardinagem - pessoa a plantar uma planta

 

Após a construção do jardim, o Jardineiro é a pessoa ideal para mantê-lo. Este é responsável por tarefas como aparar a relva, fertilizar o solo e podar as plantas. No entanto, um Jardineiro não é a pessoa mais qualificada para ajudar a planear a construção de elementos estruturais (como pérgulas ou paredes de retenção), ou o design do jardim e toda a área exterior. Nesse caso, vais precisar das habilidades de um Paisagista.

 

❓Paisagismo ou Jardinagem: Qual a melhor solução para o teu caso?

Se estás a planear uma reforma do teu jardim, é importante obteres aconselhamento profissional. A melhor solução para ti vai depender das necessidades e objetivos.

Se pretendes fazer apenas algumas alterações menores, maioritariamente, relacionadas com os elementos verdes, pode ser suficiente contratar um Jardineiro. Este ajudar-te-á a cuidar das plantas em geral, garantindo que o teu jardim se mantenha bonito e saudável.

No entanto, se a tua intenção é criar um jardim com um design específico ou funcional, ou até reestruturar a área existente, considera recorrer a um Paisagista. Este vai criar um design em harmonia com toda a infraestrutura envolvente e o uso a que se destina.

Em qualquer dos casos, a Curae tem uma solução para ti 👇

 

Paisagismo residencial - jardim exterior com zona de lazer

 

🪴 Projetos Paisagísticos com a Curae

O Paisagismo não se limita apenas a projetos voltados para residências. A sua aplicação pode ser variada e abranger diferentes escalas, sendo viável tanto em apartamentos, espaços comerciais, quanto em projetos urbanos.

Dada a escassez de áreas verdes nas cidades atuais, a sua inclusão nos nossos locais de trabalho ou residências não só agrega valor aos edifícios, mas também melhora significativamente a qualidade de vida. Estudos comprovam o impacto do tempo passado na natureza, e a melhoria da concentração, aumento da criatividade e redução de stress estão entre os seus benefícios.

 

✨ Na Curae somos paisagistas especialistas não só em Garden Design (jardins exteriores) como em Plant Styling (jardins interiores). Os mesmos conceitos de design e criação de espaços verdes são aplicados, a escalas diferentes. No nosso serviço, trabalhamos em conjunto com todos os profissionais que sejam necessários para a execução do projeto, incluindo Jardineiros. 

Garden Design Curae

 

Para aqueles projetos ambiciosos que anseiam pela grande transformação, agenda uma conversa introdutória com a nossa equipa de especialistas paisagísticos para começares a planear a transformação perfeita do teu espaço exterior.

Agenda uma reunião agora mesmo!

Voltar para o blogue