Pelo mundo, já se observam muitos casos de sucesso onde o Design Biofílico é o ingrediente principal.
Numa sociedade cada vez mais urbanizada, a busca por formas inovadoras de reconectar as pessoas com a natureza, é uma constante. Não só arquitetos e designers, mas também agentes económicos, já reconhecem os inúmeros benefícios do Design Biofílico, e têm vindo a fazer deste conceito, uma tendência emergente.
A Biofilia afigura-se como uma técnica que vai para além do conceito e apresenta resultados concretos de longo prazo, onde Homem e Natureza coabitam em harmonia.
Conhece algumas das empresas, espalhadas pelo mundo, cujo investimento no design e arquitetura biofílica tem promovido o seu sucesso.
Sede da Microsoft na Austrália reflete o poder do Design Biofílico
A Microsoft criou a sua nova sede em Sydney reinventando a paisagem de um local de trabalho moderno. Os interiores ousados e imersivos convidam os colaboradores a uma jornada de descoberta e inspiração diária.
Com a Biofilia em mente, cada canto foi personalizado com referência aos elementos naturais, concetualmente ligados aos valores da marca. A Microsoft valoriza a criatividade dentro do espaço de trabalho para garantir que a sua equipa seja constantemente desafiada a pensar fora da caixa.
Cada andar do edifício representa um ambiente natural diferente – uma parede de rocha simula a Cradle Mountain, por exemplo. A cor também desempenha um papel essencial na criação de um espaço vibrante que estimula a criatividade. A escolha de materiais como a madeira vem reafirmar o design biofílico e assegurar a preocupação com a sustentabilidade. A presença de plantas distribuídas por todos os espaços remata o design de interiores e assegura o bem-estar dos colaboradores.
Sede da Philips na Alemanha ousa nos elementos naturais
Quando a Philips começou a planear a realocação da sua sede para Hamburgo, Alemanha, sabia que o sucesso das verdadeiras mudanças só acontece quando envolve ousadia e determinação. O foco desta mudança esteve na transição suave do tradicional para o moderno onde, para além da transformação do velho conceito de escritórios individuais e cúbicos, a empresa também enveredou pela inovação no design, cujo propósito pretendia melhorar o bem-estar, a produtividade e a criatividade daqueles que o usam. Para uma empresa tecnológica, focada no desenvolvimento de soluções para a área da saúde, o bem-estar de cada funcionário deve ser respeitado e valorizado, não dependesse, o sucesso contínuo da empresa, desse cuidado.
Neste edifício podem observar-se alguns elementos característicos do Design Biofílico, como:
- Luz natural abundante;
- Esquema de cores, móveis e acessórios decorativos refletem elementos da vida local, por exemplo, a “cidade da água” onde o azul é a cor predominante;
- Lugares para colaboração em equipa e com a presença de plantas, refletem os parques daquela cidade e oferecem zonas descontraídas e tranquilas.
Escritório ATXK no México traz a natureza para o interior
A ATXK é a principal empresa de construção de interiores na Colômbia e México. Quando se preparavam para mudar a localização do escritório do México, os seus representantes viram uma oportunidade para mostrar o melhor do Design Biofílico em interiores corporativos, cuja relevância lhes foi revelada em muitos anos de experiência no setor.
A principal preocupação da equipa residiu na criação de um ambiente de trabalho onde os colaboradores pudessem circular livremente sem que se sentissem dentro de um espaço fechado. Para a concretização deste desejo, a abundância de luz solar e a presença de elementos naturais, foram fundamentais.
Infraestruturas que remetem para elementos do ambiente natural, predominância de cores presente na natureza, e a presença de plantas deram vida ao conceito biofílico, trazendo a natureza para dentro do escritório.
Emory Brain Health Center nos EUA, foca nos efeitos dos edifícios nas pessoas
O impacto global do design biofílico no ambiente de trabalho já foi mais do que reconhecido, inclusive, por diversos estudos que têm sido realizados. Para complementar o seu conjunto de benefícios, alguns empreendimentos da área da saúde têm vindo a adotar, nos últimos anos, o conceito biofílico em espaços destinados à recuperação de pessoas.
Um desses casos é projeto Emory Brain Health Center localizado nos Estados Unidos, que visa apoiar pessoas que sofrem declínios precoces de memória ou raciocínio. Quando identificaram uma lacuna no tratamento de pessoas com esta condição, os fundadores criaram o Emory Center, mas desde logo souberam que o ambiente clínico tradicional não era o pretendido. Pelo contrário, queriam uma experiência estimulante e de apoio a programas de pesquisa.
A equipa optou pelo Design Biofílico, capaz de dar resposta às suas principais considerações – conforto, tranquilidade e presença essencial de elementos da natureza. O ambiente é quase inteiramente cercado por janelas que permitem a entrada de luz natural abundante e apresenta uma paleta de cores suaves, padrões naturais de madeira, e presença de elementos verdes.
Com um ADN Biofílico...
A Curae procura fomentar o cuidado de pessoas, muitas vezes descorado, nos ambientes da vida urbana. Seja qual for o teu projeto ou área de atividade, se sentes a necessidade de promover mudanças, vem descobrir como podemos ajudar-te. Agenda uma call gratuita connosco.
Recursos: interface.com