Design de Interiores Biofílico de Restaurantes

A Biofilia no Design de Interiores de Restaurantes

Conectando a Natureza à Mesa: Estudos de Caso Inspiradores de Design Biofílico para Restaurantes.

 

O universo do design de interiores de restaurantes tem evoluído, transcendo a mera estética para abraçar uma abordagem mais holística que procura proporcionar bem-estar e aprimorar a experiência do cliente. Numa sociedade competitiva e exigente, a qualidade do produto deve andar de mãos dadas com um conceito e imagem igualmente cativantes.

Neste contexto, o conceito emergente de design biofílico tem-se destacado como uma tendência promissora, desencadeando uma revolução nos ambientes gastronómicos, com a incorporação de elementos naturais para criar espaços mais atraentes.

Este artigo explora a importância da biofilia no design de interiores de restaurantes e espaços comerciais, apresentando case studies de projetos desenvolvidos pela Curae.

 

Design de Interiores de Restaurantes: Mais do que Aparência

O projeto de design de interiores de restaurantes deve ultrapassar a mera seleção de cores e mobiliário, porquanto, este molda a experiência do cliente, influenciando a atmosfera e o conforto que o farão querer voltar. Adotando uma abordagem inovadora, surge o conceito do design de interiores biofílico que emerge como uma estratégia vital para enriquecer o ambiente.

Ao incorporar elementos biofílicos, como plantas e materiais naturais, os profissionais de design embelezam o ambiente, mas também promovem uma sensação de bem-estar dos clientes, conectando-os ao espaço e à experiência de degustação.

 

Biofilia como Elemento Central da Estratégia de Design

Plantas são elementos chave no design biofílico, com capacidade para proporcionar uma estética diferenciadora e um conjunto de benefícios percetíveis pelos utilizadores do espaço.

A presença de elementos naturais melhora a qualidade do ar, filtrando poluentes, e criando uma atmosfera refrescante e revitalizante. Para além disso, desencadeia uma resposta fisiológica, permitindo o relaxamento muscular, a redução da pressão arterial e dos níveis de stress, e uma melhoria do humor dos clientes.

Plant Stylists e Designers de restaurantes integram, estrategicamente, plantas e outros elementos naturais, seja através de jardins verticais, vasos suspensos ou até mesmo divisórias verdes, elevando a estética do restaurante, reforçando a sua identidade e conceito de bem-estar e, em resultado, aprimorando a experiência do cliente.

 

Desmistificando o Design Biofílico

O design biofílico não é uma tendência passageira; na verdade, é uma abordagem que surge no contexto urbano como resposta ao impacto provocado, na saúde e bem-estar das pessoas. Hoje, o design de interiores biofílico fornece a oportunidade de viver e trabalhar em locais saudáveis, serenos e com potencial de benefício fisiológico e psicológico.

Procurando criar ambientes mais alinhados com a natureza, este conceito de design suporta várias dimensões, e, dependendo do objetivo, pode incorporar a presença de água, vegetação, luz solar, sons e aromas. No seu complemento, materiais naturais, padrões, obras de arte, cores e formas da natureza, reforçam a identidade biofílica.

Como objetivo último está a reaproximação do ser humano à natureza, que, como bem sabemos, é intrínseca à sua existência.

 

Benefícios Tangíveis para Clientes e Negócios

A introdução do design biofílico em restaurantes não é apenas uma declaração estética, mas uma estratégia inteligente. Estudos mostram que a presença de elementos naturais nos ambientes pode reduzir o estresse, aumentar a produtividade e promover o bem-estar e consequente satisfação do cliente. Sentindo-se conectados à natureza durante a sua experiência gastronómica, os clientes tendem a permanecer por mais tempo e a voltar mais vezes, contribuindo para o sucesso do estabelecimento.

 

Case Studies Projetos by Curae

Para melhor perceberes de que forma se traduz este conceito e como podes incorporar o design biofílico no teu espaço, apresentamos-te alguns dos nossos projetos, onde o design biofílico se transforma em experiências palpáveis. Os case studies que te apresentamos de seguida não se tratam apenas de exemplos de estética, mas de narrativas que exploram a integração cuidadosa de elementos naturais que transcendem as fronteiras do design de interiores.

 

Espaço The Therapist

Espaço The Therapist, Lisboa | Fotos by The Therapist 

 

The Therapist é uma cadeia de restaurantes e loja online de comida funcional cujo conceito crê que o caminho para a cura da mente e corpo está na alimentação. Transformam os melhores ingredientes locais, sazonais e biológicos, em pratos cheios de sabor e vida. O projeto de Plant Styling pretendia complementar a identidade da marca que se assume como agente de bem-estar de corpo e mente, e que no dia a dia, pretende impactar significativamente o bem-estar daqueles que usam o seu espaço. As plantas assumem o papel de transmitir conforto e sensação de aconchego.

 

Espaço Casa Reia

Espaço Casa Reîa, Costa da Caparica | Fotos by Curae

 

CASA REÎA, um espaço à beira-mar na Costa da Caparica - tem o intuito de proporcionar, através de refeições nutritivas, música inspiradora e eventos diversos, experiências transformadoras de conexão com os outros e com a natureza. A Curae planeou e executou o projeto de Plant Styling que pretendia aprimorar o design do espaço e reforçar o conceito de conexão com a natureza.

 

Espaço Aloha

 Espaço Eat Pray Love, Lisboa | Fotos by EPL

 

Eat Pray Love é um Restaurante & Bar que encontra o equilíbrio na flexibilidade. O seu conceito promove a degustação de refeições saudáveis, a realização de atividades para evolução pessoal e a partilha de momentos até ao último copo da noite. O projeto de Plant Styling pretendeu dar vida ao espaço através da incorporação de elementos verdes, e reforçar a imagem da marca que tem o bem-estar no seu ADN.

 

Espaço Aloha

 Espaço Aloha Café, Meco | Fotos by Curae

 

Aloha intitula-se como um ‘All day Food Café’ que disponibiliza uma carta vegetariana e vegan para refeições do início da manhã ao final da tarde. Completa o seu conceito com uma mercearia que segue o mesmo princípio saudável. A Curae elaborou o Plant Styling de um dos seus restaurantes aprimorando o design de interiores através das plantas, melhorando assim, a experiência do cliente.

 

Plant Styling by Curae

À medida que a consciencialização sobre os benefícios da biofilia cresce, podemos esperar uma revolução no design de espaços de restauração e comerciais, onde a conexão com a natureza é tão essencial quanto a ementa e os produtos oferecidos.

Portanto, ao considerar um novo projeto de design de interiores para um restaurante, pensa além das cores e mobiliário – pensa verde!

Se já estás pronto para transformar o teu restaurante num oásis biofílico, convidamos-te a conhecer os detalhes do nosso serviço. Até já!

Voltar para o blogue